sexta-feira, 16 de abril de 2010

Web 2.0

A web2.0 é a nova geração dos serviços baseados na web e comunidades caracterizados pela participação, colaboração e compartilhamento de informação perante usuários online. As aplicações da Web 2.0 incluem wikis, blogs e sites de divulgação (networking) que encorajam os usuários geradores de conteúdo (USG) para uma interação social on-line.
fonte: seopedia.com.br

A potencialização das interações sociais permitida pela Web 2.0 traz questões que antes eram ignoradas pela maioria das pessoas responsáveis pelos serviços online.
Uma delas e claro a principal é a influência social, a influência que sofremos de outras pessoas em nossas opiniões e percepções.
Por muitas vezes, as classificações de usuários em serviços de web 2.0 sofrem influência direta das classificações anteriores de outros usuários. Isso pôde ser observado no Rec6, por exemplo.


Notícias com certo número de votos têm mais chances de receber um novo voto. Ou seja, colocar uma notícia com um número fictício de votos, acima das demais, influencia a favor dessa notícia.

Podemos imaginar então o poder da influência social dentro de comunidades virutais, digg, youtube e como esse fator a maioria das vezes ignorado tem agido sobre toda a web 2.0 e talvez possa explicar o surgimento de algumas personalidades e hypes na rede.

Com base nas informações acima e com a certeza do fim dos sites estáticos (aquele com links A EMPRESA, FALE CONOSCO, PRODUTOS e etc) para o inicio de um novo perfil totalmente interativo com o usuário, concluímos então a forte influência que a web 2.0 e suas redes sociais trazem para uma empresa, podendo inclusive destruir a reputação da mesma através das opiniões de seus consumidores.

Acho que as empresas devem aproveitar este momento de inclusão digital para veícular através do mkt viral que tem uma enorme facilidade em atingir seu publico alvo precisamente e traz um retorno totalmente mensurável, evitando assim a disperção da verba publicitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário