quarta-feira, 14 de abril de 2010

Gerência de produtos

A GRANDE COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL E O AUMENTO DO DIVERSIDADE DE PRODUTOS OFERTADOS AO MERCADO TEM ALCANÇADO A ATIVIDADE DE GERINCIA DE PRODUTOS A UM LUGAR DE CRESCENTE DESTAQUE.

- MAIOR O MIX DE PRODUTOS
- ESTRATÉGIA DIFERENCIADA PARA CADA PRODUTO
- HOJE O PROCESSO É MAIS RÁPIDO QUE NO PASSADO


- CICLO DE VIDA DO PRODUTO:
1 – INTRODUÇÃO (PREÇO PREMIUM)
2 – CRESCIMENTO
3 – MATURIDADE
4 – DECLÍNIO

TENDENDO TAMBÉM A EMPURRAR PRODUTOS RAPIDAMENTE PARA O ESTÁGIO MATURIDADE E DECLÍNIO EM VENDAS E EM LUCRATIVIDADE.

OS PESQUISADORES DAS EMPRESAS SE DEDICAM-SE A ESTUDAR MANEIRAS DE TRANSFORMAR NECESSIDADES IDENTIFICADAS EM SOLUÇÃO PARA O CONSUMIDOR

EX: FABRICANTE DE REFRIGERADORES E FREEZERS QUE DECIDEM EXPANDIR SUA OFERTA AO MERCADO COMEÇANDO A PRODUZIR TAMBÉM EQUIPAMENTOS DE AR – CONDICIONADO

DECISÃO BASEADA NOS PROCESSOS PRODUTIVOS
ESTUDAR MERCADO POIS AR CONDICIONADO TEM SUA VENDA SUPÉRFULA E SAZIONAL
GRANDE RAZÃO DO GER. PRODUTOS: POSICIONAR O PRODUTO

A GERÊNCIA DE PRODUTOS TEM QUE SE RELACIONAR COM DIVERSAS ÁREAS DA EMPRES,A ENTRE ELAS:

P&D
PRODUÇÃO
VENDAS
COMUNICAÇÃO
FINANÇAS

CABE TAMBÉM À GERÊNCIA DE PRODUTOS MONITORAR O AMBIENTE EXTERNO

TEM QUE SER CAPAZ DE IDENTIFICAR AS NECESSIDADES E OS DESEJOS DOS CONSUMIDORES ATUAIS E POTENCIAIS E CRIAS UMA SOLUÇÃO QUE OFEREÇA A MELHOR RELAÇÃO CUSTO – BENEFÍCIO, PROPORCIONANDO À EMPRESA UM POSICIONAMENTO VANTAJOSO DIANTE DAS ESTRATÉGIAS DA CONCORRÊNCIA

- AMB. EXTERNO (MONITORAR)
- GERÊNCIA CENTRALIZADA OU DESCENTRALIZADA
- PRODUÇÃO (CONFLITO)
- MARKETING (CUSTOMIZAR)
- FINANÇAS ( GASTOS RACIONAIS)
- P&D – TRANSFORMAM PROJETOS EM BENS FÍSICOS
- RECURSOS HUMANOS – RECRUTAR, SELECIONAR E AVALIAR COLABORADORES ( TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO)

A GERENCIA DE PRODUTOS TEM AUTONOMIA PARS LANÇAMENTO / RETIRADA DE PRODUTOS / POLITICA DE PREÇOS / DISTRIBUIÇÃO / COMUNICAÇÃO

DEVE SER UM BOM NEGOCIADOR CAPAZ DE LIDERAR TANTO COM CLIENTES EXTERNOS QUANTO INTERNOS


S.I.M

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING É O LEVANTAMENTO DO MAIOR VOLUME POSSIVEL DE INFORMAÇÕES CAPAZES DE SUBSIDIAR O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E A TOMADA DAS DECISÕES

PLANEJAMENTO DE MKT: ESTABELECE OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS PARA EXECUÇÃO

ESTRATÉGIA DE PRODUTO: ATRIBUTOS, VARIEDADES, QUALIDADE, DESIGN, EMBALAGEM, ASSISTÊNCIA TÉCNICA, SERVIÇOS ETC

ESTRATÉGIA DE DISTRIBUIÇÃO: COBERTURA GEOGRÁFICA, SORTIMENTO DE PRODUTOS, PDV’S, ESTOQUES E TRANSPORTES

O S.I.M É RESPONSÁVEL POR COLETAR, SELECIONAR , ANALISAR E INTERPRETAR E MANTER O FLUXO DE INFORMAÇÕES NOS AMBIENTES INTERNO E EXTERNO.


DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL: CONSISTE NA ANÁLISE E NA AVALIAÇÃO DA EMPRESA NO PRESENTE, É UM GUIA FUNDAMENTAL PARA NOVAS AÇÕES.

VARIÁVEIS AMBINETAIS: MACRO E MICRO

EXPECTATIVAS DO QUE ESPERAM DE UMA EMPRESA:

INTERNO – ACIONISTAS, DIREÇÃO E COLABORADORES
EXTERNO – COMUNIDADE, CLIENTES E FORNECEDORES

CONCORRËNCIA: PASSO INICIAL É IDENTIFICÁ-LA (QUEM SÃO, COMO CONCORREM E QUAIS SÃO OS FUTUROS POSSIVEIS CONCORRENTES)


DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO:
DECLARAR MISSÃO DA EMPRESA
EX: AT&T NÃO SE DELCARA UMA EMPRESA DE TELEFONIA, MAS SIM DE COMUINICAÇÃO

MISSÕES BEM ELABORADAS SÃO AS CLARAS, REALISTAS E VOLTADAS PARA O MERCADO BASEADA NA COMPETENCIA CENTRAL DA EMPRESA.

TODA EMPRESA DEVE SE PERGUNTAR A TODO O MOMENTO O SEU POSICIONAMENTO ATUAL DE MERCADO

ONDE NOS ENCONTRAMOS ATUALMENTE?
AONDE QUEREMOS CHEGAR?


FATORES DE SUCESSO DETERMINAM O PORQUE DO CLIENTE ESCOLHER O PRODUTO

- PREÇO
- SERVIÇOS
- QUALIDADE DO PRODUTO
- MIX DE PRODUTOS
- IMAGEM DO PRODUTO
- IMAGEM DA EMPRESA
- REAÇÕES RÁPIDAS AS NECESSIDADES DO MERCADO


DETERMINAÇÃO DE OBJETIVOS:

NÃO SE PODE PLANEJAR O FUTURO DE UMA EMPRESA SEM SABER AONDE ELA SE ENCONRA HOJE, COM BASE NISTO OS OBJETIVOS TEM QUE SER REALISTAS (QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS)


DETERMINAÇÃO DE ESTRATÉGIAS:

REPRESENTA O CONUNTO DE AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ALCANÇAR OS OBJEITOS RESPONDENDO A FAMOSA QUESTÃO: COMO?

OBETIVO: AUMENTAR AS VENDAS EM 10%
ESTRATÉGIA: AUMENTAR O Nº DE VENDEDORES


ESTRATÉGIAS DO PRODUTO:

PRODUTO: ASSISTENCIA TECNICA, DESIGN, QUALIDADE E GARANTIA

PREÇO: BONIFICAÇÕES, DESCONTOS, CONDIÇÕES DE CRÉDITO E PRAZOS DE PAGAMENTO.

PRAÇA: ARMAZENAGEM, CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO, TRANSPORTE

PROMOÇÃO: MKT DIRETO, MERCHANDISING, PROPAGANDA, VENDA PESSOAL


TIPOS DE MERCADO:

-MERCADO CONSUMIDOR: REUNIÃO DE INDIVIDUOS COM RENDA E DISPOSIÇÃO P/ ADQUIRIR PRODUTOS

O COMPORTAMENTO DE COMPRA É UM PROCESSO COMPLEXO JÁ QUE PODE ENVOLVER RAZÕES QUE NEM MESMO O CONSUMIDOR É CIENTE, POR EXEMPLO:

- FATORES CULTURAIS – APRENDIZADO E AMBIENTE CULTURAL EM QUE A PESSOA SE DESENVOLVE

- FATORES SOCIAIS: GRUPOS DE REFERÊNCIA ( INFLUENCIA: JOGADORES DE FUTEBOL, CANTORES, E ARTISTAS)

- FATORES PSICOLOGICOS: MOTIVAÇÃO (PIRAMIDE DE MASLOW), PERCEPÇÃO, APRENDIZADO, CRENÇAS E ATITUDES

*PERCEPÇÃO É MTO IMPORTANTE PARA O MKT ALGUNS AFIRMAR QUE O MKT NÃO É UMA BATALHA POR PRODUTOS MAIS SIM POR PERCEPÇÕES QUE É A MANEIRA COMO O CONSUMIDOR VÊ O PRODUTO DE UMA EMPRESA E O CONSIDERA PERANTE A CONCORRÊNCIA.

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