segunda-feira, 19 de abril de 2010

Estratégia de preço

Como você sabe qual preço colocar em seu produto ou serviço? Freqüentemente o preço de seu produto se comunica tanto com o consumidor quanto sua publicidade.
As pessoas vêem o valor do produto baseado em seu preço em muitas situações: isto depende do produto e do mercado.

Aqui temos um exemplo: um restaurante estabelecido que começou servindo frutos do mar frescos (e ficava a umas 5 horas de carro de distância) cobrava US$ 8,00 por uma típica entrada com prato de frutos do mar. Este prato não saía de jeito nenhum. Em vez de reduzir o preço ou retirá-lo do cardápio, eles decidiram elevar o preço para US$ 12,95. O peixe vendeu como água. Moral da história: as pessoas desconfiam de frutos do mar baratos.
A moral para nós é: seja prudente com os preços muito baixos. Seus clientes estão procurando por valor, não pelo produto mais barato que possam encontrar. Precifique o seu produto estrategicamente olhando para:


a concorrência (ou a falta de) que seu produto enfrenta. Se o seu produto é o único, particularmente se é do campo tecnológico, então o preço inicial pode ser mais agradável para os consumidores (e mesmo esperado).

a sensibilidade (ou a insensibilidade) de seus clientes quanto ao preço do seu tipo de produto (como no caso das linhas aéreas)

a elasticidade do preço (quanto mais baixo o preço mais você vende e vice-versa). Tenha em mente que você tem de vender para lucrar, portanto, crie gráficos para ilustrar as variações nos preços e quantidades à venda para identificar o preço correto.

o valor do produto quanto ao valor do preço. As pessoas podem pagar mais por um produto similar se elas pensarem que ganharão algo mais dele.

o posicionamento que você estabeleceu para o seu produto
Redija a seção de estratégia de preços de seu plano de marketing e compare as decisões de seus preços com os dados atuais sobre os preços da concorrência, pesquisas de preços, etc.


Fonte: HotStuffWorks

Nenhum comentário:

Postar um comentário