segunda-feira, 19 de abril de 2010

SWOT

SWOT é a sigla em inglês para Pontos fortes, Pontos fracos, Oportunidades e Riscos e é muito importante para o seu plano de marketing.

Após concluir a análise do negócio e do mercado, você terá as informações necessárias para identificar seus SWOTs e PESTs.

Seus pontos fortes e fracos são determinados por elementos internos, enquanto as oportunidades e riscos (OT) são ditados por forças externas. Às vezes, recomenda-se identificar suas oportunidades e riscos primeiro, para saber mais rapidamente quais pontos fortes e fracos do produto devem ser considerados antes.
Por exemplo, se você descobrir que seu concorrente está para perder um contrato exclusivo de distribuição nos próximos dois meses, pode usar esta informação para preencher rapidamente um espaço no mercado. Entretanto, muitos de seus riscos estarão baseados nos pontos fracos que você descobriu.

Independentemente do que analisar primeiro, você precisa entender o que está procurando. Para montar sua OT, pergunte-se o seguinte. Houve algum problema ou oportunidade identificados em seu/sua:

Filosofia ou missão da empresa?

Características, benefícios ou qualidades do produto?

Vantagem competitiva do produto? (há vantagem competitiva?)

Métodos de distribuição ou satisfação do distribuidor?

Estrutura de preço? Seu preço é mais alto ou mais baixo do que o do concorrente?

Consciência do mercado-alvo em relação ao seu produto?

Atitudes do mercado-alvo em relação ao produto (ou sua categoria)?

Fidelidade à marca do mercado-alvo?

Atividades da concorrência? (lançamentos de produto novo, mudanças de preço, novas empresas, etc.)

Mercado em geral? (alterações nas necessidades, tendências, comportamentos, etc)

Quando criar sua lista de oportunidades, pense nos seguintes termos:

Solução de problema - identifique os problemas que não costumam gerar reclamação e que podem dar uma grande vantagem a seu produto. Por exemplo, entrevistar um cliente pode revelar coisas como: "Minha batata chips sempre amassa nas sacolas de supermercado no caminho para casa". Entre em Pringles (em inglês), marca de batata chips. Uma embalagem nova pode dar a vantagem que o seu produto ou serviço precisa no mercado.

Ciclo de uso do produto - quais as etapas pelas quais o comprador passa para comprar, usar e descartar o produto? Este método pode gerar novas idéias de produto (ou apenas melhorias ou idéias de embalagem), serviço ou outras opções de valores.

Cenários ideais - às vezes, frases de clientes como, "Eu gostaria..." podem levar a uma proposta totalmente nova para um produto. Por exemplo, alguém em algum lugar, provavelmente disse, "Eu gostaria de verificar meus e-mails de qualquer lugar!"
Outras áreas também podem precisar ser estudadas dependendo de sua empresa, produto ou mercado.


Agora identifique os pontos fortes e pontos fracos:

Os pontos fortes podem ser definidos como qualquer recurso disponível da empresa que possa ser usado para melhorar sua participação no mercado ou desempenho financeiro.
Os pontos fracos são quaisquer recursos da empresa que podem causar uma perda de vantagem competitiva, posição ou estado financeiro. Classifique os pontos fortes de seu produto (ou empresa) nestas categorias em uma escala de 1 a 5. Você também pode classificar cada um por importância.
Lembre-se de que muitos de seus pontos fracos serão baseados nos riscos que você identificou acima.

Externo (orientado pelo mercado)

Reputação da empresa/do produto.

Participação de mercado.

Habilidade da empresa/produto para satisfazer as necessidades e tendências do mercado.

Valor que sua empresa agrega ao mercado.

Qualidade de seu produto.

Qualidade de seu serviço e suporte ao cliente (ou outra área de serviço).

Qualidade/eficiência das promoções e outros esforços de marketing realizados.
Preço.


Distribuição.

Vantagens geográficas.

Interno

Liderança operacional.

Pontos fortes financeiros.

Recursos de fabricação.

Receptividade da força de trabalho.

Amplie estas categorias conforme as necessidades de seu produto ou empresa.

Lembre-se que geralmente um risco também pode ser uma oportunidade e que um ponto forte também pode ser visto como um ponto fraco - tudo depende do ponto de vista de quem vê. Por exemplo, você pode ver sua ampla gama de produtos como um ponto forte, enquanto que seus clientes podem considerá-la confusa e ter dificuldade para encontrar o que precisam. Coloque-se no lugar do consumidor e seja objetivo quando fizer suas determinações.

Fonte: HotStuffWorks

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