quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sociologia da comunicação

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

MODO DE PRODUÇÃO VOLTADO AO LUCRO

ANO MOTOR INDUSTRIA REVOLUCIONADA COMBUSTÍVEL
1760 MECÂNICA TÊXTIL ANIMAL
1803 MÁQUINA A VAPOR TRANSPORTES CARVÃO
1903 MOTOR À EXPLOSÃO AUTOMOBILISTA (POPULARIZAÇÃO) PETRÓLEO
1975 ELETRO – ELETRÔNICA INFORMÁTICA ENERGIA ELÉTRICA

CONDIÇÕES HISTÓRICAS P/ O ACONTECIMENTO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:

- POLÍTICAS VOLTADAS P/ LUCRO

- CAPITAL DISPONÍVEL P/ INVESTIMENTO (CAPITAL ATRAVÉS PIRATARIA) / (INVESTIMENTO EM PESQUISAS – PESSOAS ESTUDIOSAS – FACULDADES)

- MÃO DE OBRA (NÃO ESPECIALIZADA / ESPECIALIZADA)

- ALIMENTO (REV. AGRICOLA – DESEMPREGO EM MASSA POR CAUSA DAS MÁQUINAS) / (GRAÇAS A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA MENOS M.O + PRODUTIVIDADE)


CONSEQUÊNCIAS REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:


- CONCENTRAÇÃO URBANA

- FALTA DE INFRAESTRUTURA

- EMPREGO / DESEMPREGO


CAPITAL MONOPOLISTA: FORMAÇÃO DA SOCIEDADE DE MASSA E CONSUMO DE MASSA

SOCIEDADE DE CONSUMO: BRASIL VÁRIAS REALIDADES DIFERENTES (DESIGUALDADE)

FETICHISMO: TEM SUAS ORIGENS NO CAPITALISMO, É O DESEJO INSACIAVEL DO CONSUMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário