Quando eu começo a fuçar no meu computador, acho cada coisa...este resumo é do 2º semestre...faz tempo ein?!
- Mix de comunicação
Ferramentas: “uso combinado possibilita maior impacto”
- Merchandising
- Mkt Direto
- Propaganda
- Promoção
- Ass. Imprensa
- Rel. Públicas
- Venda pessoal
*Propaganda: Qualquer forma paga de apresentação não pessoal efetuada por um patrocínio identificado tem a função de informar e persuadir o consumidor a uma ação de compra ou uso de serviço
*Tipos de propaganda:
- Anúncios
- Comercial
- Spot
- Jingle
- Cartas
*Cotas de patrocínio: Associação de uma marca a um evento
*Promoção de vendas: estratégia de comunicação que age a curto prazo (estimula a ação de compra)
Promoção para o consumidor: reforça e amplia a ação da propaganda (manter atuais, conseguir novos, influenciar na troca de marca)
Promoção para o distribuidor: encorajar a estocar a marca, incentivo para colocar display na loja
É usada para:
. bloquear a penetração concorrente
. acelerar as vendas
. divulgar novo produto
*Itens promocionais:
- Blitz: abordagem na rua
- Sampling: amostra grátis
- Concurso: Habilidade, inteligência ou sorte
- Sorteio: Turbilhão
- Vale-Brinde: Ajuda na formação ou fixação da imagem do produto
- Degustação: Comer, Test-Drive
- Selos: Junte 10 tampinhas...
Campanha de incentivo: motivar equipe de vendas (interna ou trading)
- Merchandising
É o planejamento para por no mercado o produto ou serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e em quantidade e preço certo.
O fato principal do uso de merchandising é a compra por impulso
*Tipos de Merchandising:
No PDV: apoio a comunicação mercadológica do produto
Eletrônico: TV e cinema )torna o produto parte do contexto da narrativa.
Merchandising no PDV 3 tipos:
- Varejo: Consumidor atendido por balconista
- Atacado: São pontos que compram em grande quantidade para abastecimento nos pdv’s
- Auto-Serviço: Lojas de conveniência, mercados e supermercados
- Assessoria de imprensa
Objetivo é levar ao conhecimento público as ações de uma empresa, trata-se de uma ferramenta de apoio para construção, reputação e aprimoramento de imagens positivas
Atividades:
- Releases
- Encontro c/ a imprensa
- Press Kit
- Entrevista
- Clipping
- Relações públicas:
É o conjunto de ações destinadas a provocar na opinião pública reações favoráveis à atividade da empresa e tem como objetivo ações que promovam o desenvolvimento de boas relações com vários públicos com o objetivo de:
- Obter imagem favorável
- Manuseio ou afastamento de rumores ou eventos ruins
O que faz um RP? Estuda a cultura da empresa e realiza atividades, utilizando de técnicas especiais para direcionar e atingir metas e objetivos.
Públicos-alvo:
- interno
- comunidade
- poder público
- investidores
- fornecedores
- imprensa
- sindicatos
- consumidor
- Marketing Direto
É a venda de qualquer produto/serviço feita através da propaganda de respostas diretas via:
- Anúncios
- Comerciais
- Telemarketing
- Internet
- Mala-Direta (Além de vender diretamente serve também para estabelcer e manter relacionamento contínuo e abrir porta para vendedores) e fornece respostas mensuráveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário