quarta-feira, 14 de abril de 2010

Praticas de propaganda

Quando eu começo a fuçar no meu computador, acho cada coisa...este resumo é do 2º semestre...faz tempo ein?!

- Mix de comunicação

Ferramentas: “uso combinado possibilita maior impacto”

- Merchandising

- Mkt Direto

- Propaganda

- Promoção

- Ass. Imprensa

- Rel. Públicas

- Venda pessoal

*Propaganda: Qualquer forma paga de apresentação não pessoal efetuada por um patrocínio identificado tem a função de informar e persuadir o consumidor a uma ação de compra ou uso de serviço

*Tipos de propaganda:

- Anúncios
- Comercial
- Spot
- Jingle
- Cartas

*Cotas de patrocínio: Associação de uma marca a um evento

*Promoção de vendas: estratégia de comunicação que age a curto prazo (estimula a ação de compra)

Promoção para o consumidor: reforça e amplia a ação da propaganda (manter atuais, conseguir novos, influenciar na troca de marca)

Promoção para o distribuidor: encorajar a estocar a marca, incentivo para colocar display na loja

É usada para:

. bloquear a penetração concorrente
. acelerar as vendas
. divulgar novo produto

*Itens promocionais:

- Blitz: abordagem na rua
- Sampling: amostra grátis
- Concurso: Habilidade, inteligência ou sorte
- Sorteio: Turbilhão
- Vale-Brinde: Ajuda na formação ou fixação da imagem do produto
- Degustação: Comer, Test-Drive
- Selos: Junte 10 tampinhas...

Campanha de incentivo: motivar equipe de vendas (interna ou trading)

- Merchandising

É o planejamento para por no mercado o produto ou serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e em quantidade e preço certo.

O fato principal do uso de merchandising é a compra por impulso

*Tipos de Merchandising:

No PDV: apoio a comunicação mercadológica do produto

Eletrônico: TV e cinema )torna o produto parte do contexto da narrativa.

Merchandising no PDV 3 tipos:

- Varejo: Consumidor atendido por balconista

- Atacado: São pontos que compram em grande quantidade para abastecimento nos pdv’s

- Auto-Serviço: Lojas de conveniência, mercados e supermercados



- Assessoria de imprensa

Objetivo é levar ao conhecimento público as ações de uma empresa, trata-se de uma ferramenta de apoio para construção, reputação e aprimoramento de imagens positivas

Atividades:

- Releases
- Encontro c/ a imprensa
- Press Kit
- Entrevista
- Clipping

- Relações públicas:

É o conjunto de ações destinadas a provocar na opinião pública reações favoráveis à atividade da empresa e tem como objetivo ações que promovam o desenvolvimento de boas relações com vários públicos com o objetivo de:

- Obter imagem favorável
- Manuseio ou afastamento de rumores ou eventos ruins

O que faz um RP? Estuda a cultura da empresa e realiza atividades, utilizando de técnicas especiais para direcionar e atingir metas e objetivos.

Públicos-alvo:

- interno
- comunidade
- poder público
- investidores
- fornecedores
- imprensa
- sindicatos
- consumidor

- Marketing Direto

É a venda de qualquer produto/serviço feita através da propaganda de respostas diretas via:

- Anúncios
- Comerciais
- Telemarketing
- Internet
- Mala-Direta (Além de vender diretamente serve também para estabelcer e manter relacionamento contínuo e abrir porta para vendedores) e fornece respostas mensuráveis.


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