quinta-feira, 15 de abril de 2010

Direção de arte

O diretor de arte, ou editor de arte é geralmente aquele que gerencia a atividade de design e concepção artística de um produto audiovisual.

Principais tópicos para definição do design da imagem:
- Equilíbrio - Simétrico e Assimétrico
- Ritmo – Regular, Fluxo e Progressivo
- Cores- monocromáticas (degrade), análogas e complementare

- Forma – são elementos cujo perímetro é demarcado por uma linha q define suas margens.- - - Proporção – é a forma de comparação de 2 ou mais elementos.
- Dominância- é o termo utilizado para saber qual elemento que terá maior ênfase na pagina.
Podendo ser definida de acordo com forma, cor, profundidade e tamanho de cada área
- Tipografia- letra utilizada. Com serifa, sem serifa, cursivas
- Imagem – tem por si só uma força poderosa, é emocional e direta. Interfere na vontade e desejo de quem as vê.


Fotografia: Na publicidade o maior papel da fotografia é fazer com que o consumidor deseje um produto.

Tipos:

Cromos- todos os originais que possuem transparência em cor (filme em positivo)

Negativos – todos os originais que possuem transparência em cor invertida (filme em negativo) Opacos – originais que não possuem transparência, são as fotos em papel e ilustrações.

Câmeras digitais trabalham com o sistema chamado ANALOGO.

Tipos de ilustração:

Ilustração técnica – precisa desenhas as coisas como de fato são. Ex: peças históricas, espécies de animais e vegetais, arquitetura, entre outros.Ilustração editorial – sintetiza uma idéia e serve de complemento ao texto para que a mensagem seja interpretada da maneira mais correta possível. Complementa o texto. Usada em jornais , revistas, entre outros
.Caricatura- desenhos utilizados na imprensa. Característica da caricatura é que há deformações e exageros nos traços. Muito usada com personalidades.
- Historia em Quadrinhos – são contadas quadro a quadro dando a impressão que estamos assistindo a um filme, só que sem som. Expressões, movimentos, luzes, sombras e perspectiva precisam ser trabalhados de maneira que garantam a vida no papel.
- Ilustração Hiper-Realista – São ilustrações que parecem fotos. Utilizados em alimentos para ficar real.Ilustração de estilo – Nesta ilustração o ilustrador usa de diversos materiais como tecido, botões, papeis, linhas, etc. Utiliza montagem, colagem, recorte,..., com certeza é o tipo mais garantido no meio publicitário.

- Ilustração cientifica – Exige grande rigor técnico. Usado por médicos biólogos, para desenhos biológicos, de vírus, etc.
- Ilustração Infantil – Muito usado em revista em quadrinhos, livros didáticos, etc. É o desenho que mais “fala”.
- Ilustração Publicitária – É a ilustração utilizada em materiais publicitários. Mostram o produto e precisam ser significativas para o publico, para conseguir a atenção do consumidor.

Imagem:
- Storyboard – é um filme contado em quadrinhos, um roteiro desenhado. É um desenho- ferramenta , um auxiliar do cineasta.o storyboard tem 3 funções
1) ajuda a visualizar a estrutura do filme.
2) ajuda a apresentar o roteiro para aprovação .
3) orienta a produção do filme, para não sair do que foi aprovado.

Resumo feito por Caroline Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário