sábado, 10 de julho de 2010

Criatividade em eventos

Com o aumento do número de eventos, é preciso idealizar e desenvolver projetos criativos e diferenciados para vencer a concorrência. Tais projetos têm início em ideias criativas. Então, vamos pensar um pouco sobre o que é criatividade.
Criatividade é uma novidade, mas não uma novidade qualquer. É uma novidade capaz de acrescentar algo novo em seus conhecimentos. É a realização prática de um potencial pessoal, por meio de um processo que permite encontrar ideias novas, úteis e originais.
Geralmente, acha-se que criatividade é uma qualidade que umas pessoas privilegiadas possuem e que as pessoas comuns não – é quando assume uma conotação mágica. Mas, na verdade, não é bem assim. Ser ou não criativo e propor soluções criativas, tanto na vida pessoal quanto profissional, é uma questão de engajamento e vontade. É um exercício constante, que vai fazendo aflorar a criatividade que existe de maneira inata em cada um de nós.

Características que Ajudam a Criatividade:

Muitos experts em criatividade já detectaram e estudaram os fatores mais importantes que determinam o comportamento criativo. São os que se costuma chamar de componentes da personalidade criativa:
- Independência – quase sempre produto da autoconfiança, ousadia e iniciativa, conjugada a um espírito aventureiro
- Curiosidade – característica inata, frequentemente castrada na educação e quase sempre conjugada ao espírito especulador e questionador
- Flexibilidade – caracteriza-se pela disposição de rever valores
- Sensibilidade – muitas vezes conjugada à emoção mais liberada
- Leveza – bom humor, otimismo, ótica jovial de ver o mundo
- Boa fluência – tanto verbal quanto de raciocínio

Criatividade é a base para a inovação. O potencial criativo de uma pessoa é o gerador de uma ideia. Esta ideia, se concretizada, consistirá na inovação. Cada vez mais, é preciso inovar no setor de eventos, pois a oferta é grande e ganha espaço no mercado quem apresenta um diferencial competitivo, hoje marcado pela criatividade. Portanto, é preciso começar a pensar em desenvolver o potencial criativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário