quinta-feira, 17 de junho de 2010

Ethno Brand

A Construção de Marcas Fortes e Organizações Saudáveis começa pelas RAÍZES subjacentes.

Com um enfoque fundamentalmente Antropológico, por isso Ethno Brand, analisamos o entrançado sociocultural da qual a Marca emerge, assegurando assim sua coerência e fortaleza interna e externa de representação.

A RAIZ ou ETHNO BRAND está composta pelos seguintes serviços:

ORGANIZATIONAL NETWORK ANALYSIS: tornando visível a comunicação invisível

Organizational Network Analysis (ONA), também conhecido como mapeamento de redes humanas, é uma poderosa metodologia de análise visual e quantitativa das redes de relações entre indivíduos, grupos ou organizações, e suas estruturas emergentes.

Como se fosse um Raio-X, desvenda as estruturas da comunicação informal e os comportamentos dos atores que a compõem.

Partindo da disposição racional e hierárquica da Comunicação - representada pelo Organograma Formal - a aplicação de Questionários web-based, tratados com softwares específicos e complementados com entrevistas em profundidade e observação direta - é possível visualizar as redes de: fluxo de informação, inovação, confiança, energia, e conhecimento do cliente; entre os colaboradores de uma, ou várias organizações, e entre colaboradores e seus diversos pontos de contato (Stakeholders).
A partir deste mapeamento (visual e quantitativo) é possível aprimorar a Saúde Organizacional, entendida aqui como o aumento dos índices de colaboração, confiança e inovação.

Algumas aplicações:

Diagnosticar a conectividade individual e do grupo; desenvolver a conectividade intra- interdepartamental; desenvolver a conectividade com stakeholders;
desenvolver a inovação e aprendizagem organizacional;
gerenciar as redes pessoais dos líderes;
mapear a diversidade organizacional;
facilitar processos de fusão, aquisição e mudanças estruturais;
monitorar projetos intra e iner-organizacionais.

ORGANIZATIONAL CULTURAL ANALYSIS: Decifrando a Cultura Organizacional

Compreender a cultura organizacional é fundamental para a integração interna e adaptação externa da organização, sendo o maior desafio que novos projetos encontram na sua execução e tomada de decisões. Através de uma abordagem etnográfica, diagnosticamos a cultura organizacional e ajudamos a fortalecê-la, tornando-a mais cooperativa, interconectada e alinhada com sua identidade organizacional.

Desenvolver uma Cultura Organizacional Forte, e por sua vez flexível, é um passo fundamental para sustentar uma Marca Forte.

Algumas aplicações de OCA:

caracterizar aspectos chaves da cultura organizacional;
formular conjuntamente um modelo referencial estratégico da cultura organizacional desejada;
definir-redefinir colaborativamente a identidade organizacional;
definir-redefinir colaborativamente a missão por setores;
diagnosticar o clima organizacional;
analisar o turn-over organizacional;
facilitar mudanças culturais em processos de fusão, aquisição e mudanças estruturais.

CONSUMER INSIGHT LAB: Compreendendo o Consumo e suas Tendências.

Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas sobre Comportamento do Consumidor e Tendências de Consumo, com foco no desenvolvimento de soluções e estratégias inovadoras aplicadas ao mercado.

Um verdadeiro think tank de produção de conhecimento e inovação, onde utilizamos os mais elevados e inovadores conceitos científicos aplicados ao desenvolvimento de estudos e pesquisas no universo do consumo.

Da Antropologia do Consumo ao estudo de Macro e Micro Tendências de mercado, passando pela Análise de Redes Sociais, Macroeconomia, Semiótica, Text Mining & Opinion Mining, Ciências Cognitivas e da Complexidade até a análise da Cultura Material e da Cultura Digital, o CIL promove o mais eficiente padrão de investigação e análise do universo do consumo com ferramentas científicas, adequadas ao timing, recursos financeiros e necessidades do mercado.

STAKEHOLDERS PERCEPTIONS: visão 360 das inter-relações com a Marca. Analisamos as percepções emergentes que os Stakeholders possuem sobre a Marca através de: Web Based Survey; entrevistas em profundidade; observação e observação participante. Outputs:

Mapa cognitivo das categorias de imagem (Percepções Emergentes) que os principais Stakeholders possuem sobre a Marca
Recomendações para aprimoramento das inter-relações e comunicação.

PLAYERS ANALYSIS: Conhecendo os principais players do mercado

Para compreendermos o ambiente em que a Marca se insere, atuamos com três linhas de Pesquisa:

Players Content Analysis: analisamos o Posicionamento divulgado pelos principais Players, nas Campanhas de Marketing e Clipping;
Players Perception Analysis: através de Entrevistas em Profundidade e Questionários semi-estruturados com os Stakeholders, captamos as categoriais de percepções de Imagem sobre os principais Players de Mercado;
Market Analysis: analisamos os principais indicadores mercadológicos do segmento atuante

Relationship Branding

Estamos diante de um novo paradigma que transfere o foco da gestão por canais e meios de comunicação para a Gestão Relacional, baseada no conceito de Rede. Através da qual a forma de comunicar e interagir unilateral e controlada (que parte da Organização para os canais, sem muita reciprocidade) cede lugar a uma comunicação cada vez mais colaborativa, descentralizada e bilateral.

BRAND RELATIONSHIP MANAGEMENT, ou BRM, é um conceito novo, que definimos como a capacidade da Marca gerar experiências alinhadas com as expectativas de valor dos Stakeholders.

BRM representa a Copa de Tree Branding, a fase na qual promovemos o desenvolvimento e o alinhamento da Comunicação e da Interconectividade, dentro e fora da organização; para cada ponto de contato com a Marca, visando à criação e reforço de seu valor. BRM é composta pelos seguintes serviços:

INTERCONNECTIVITY DEVELOPMENT: visamos aprimorar a cooperação, inovação e aprendizagem organizacional através da construção colaborativa e dinâmica de conhecimento dentro e fora da organização, através de:

Sistemas de Gestão de Conteúdo (Wikis, Blogs, Fóruns e Social Networks): comunicando e construindo conhecimento de maneira colaborativa e dinâmica.
Comunidades de Prática (CoP): formalizando, retendo e disseminando conhecimento.
Networking Workshops: desenvolvendo redes de alto rendimento.

ENDOBRANDING: disseminação do tronco da Marca, que devido processo emergente e participativo de construção da Marca, suas ações acontecem de maneira mais natural, assegurando assim o êxito da internalização e identificação por parte do capital humano. São exemplos de ações:

criar comunidade de prática (COP);
utilizar os canais de Comunicação Interna para disseminação;
desenvolver atividades de Integração e Jogos Cooperativos.

MARKETING PARTNER ALIGNMENT: alinhamento da comunicação institucional com a identidade da Marca. Para tanto, realizamos o alinhamento dos parceiros de marketing - agências de publicidade, comunicação, assessoria de imprensa/RP, web designer, entre outros. Exemplos de ações:

envolvimento dos parceiros na construção da Marca (BRAND BUILDING);
treinamento para disseminação do Visual Identity Guide e principais resultados (divulgáveis) da etapa de ETHNO BRAND;
coordenação de jobs específicos & direcionamento criativo.

VISUAL IDENTITY GUIDE: guia de recomendações sobre o uso correto dos elementos visuais que compõem a Marca, objetivando homogeneizar e unificar a comunicação visual da Marca.

CORPORATE IDENTITY SYSTEM: definição e aplicação da identidade da Marca: papelaria, cartão visitas, murais, sinalização, etc.

CORPORATE COMMUNICATION GUIDE: guia que ajuda a materializar os canais e seus públicos de relacionamento, conscientizando sobre o papel central da comunicação organizacional.

É customizável de acordo aos interesses de cada organização, podendo contemplar aspectos tanto da comunicação Informal como da cultura organizacional; contribuindo, desta forma, entre outros, no processo de Integração de novos colaboradores.
BRAND BOOK: instrumento estratégico de gestão da Marca, orientado aos decisores da organização, que sintetiza os principais resultados das etapas: ETHNO BRAND E BRAND BUILDING. Seus objetivos são:

institucionalizar o Tronco da Marca;
mostrar a abrangência e importância dos vínculos estabelecidos entre a organização e seus públicos de interesse;
ajudar a desenvolver uma cultura organizacional orientada á Marca.

EVENTS PROJECT COORDINATION: direcionamento criativo, acompanhamento do ciclo do evento e pesquisa de impacto da imagem apresentada durante feiras e eventos.

CLIPPING ANALYSIS: informes contendo Mapas cognitivos que sintetizam o canal, a freqüência e os vínculos estabelecidos entre as key Messages & Key Concepts veiculados, num determinado período.

Fonte: Threebranding

Brand Awareness

Costumo ir ao supermercado uma vez a cada quinze dias. As vezes passo até mais tempo sem fazer compras. Na rotina de uma grande metrópole como São Paulo, em que se almoça e se janta fora de casa na maior parte da semana, um casal sem filhos em que ambos trabalham consegue adaptar sua rotina para abastecer a casa a cada quinze dias ou mais. Este é o meu caso.

Vale ressaltar que o meu papel quando estou no supermercado, se resume a comprar itens como castanhas, isotônicos, água com gás, bebidas e queijos. Deixo que minha esposa se encarrega dos itens básicos do lar.

Entretando, em uma determinada ocasião por uma exceção, tive de ir ao supermercado sozinho fazer as compras da quinzena. Mas por precaução, fizeram uma lista para que eu não esquecesse nada.

Assim que entrei no Pão-de-Açúcar, avistei as frutas. Já pararam para pensar que as frutas não tem marca! Você escolhe uma banana prata ou uma maça chilena, mas nunca sabe o nome do produtor. Se há alguma marca de banana e maça, meu conhecimento desta marca é nulo (Unaware of Brand).

Bom, peguei as bananas e maçãs e rumei em direção aos laticínios. Na minha lista de compras havia iogurtes, mas sem menção de sabor ou marca. Tive de tomar uma decisão baseada na minha memória e associações mentais construídas. As marcas que eu lembrava eram Danone e Batavo. Peguei os iogurtes Danone. Para mim Danone é uma marca familiar, me lembra a imagem de uma familia saudável, de bons hábitos e por isso Danone deve ter bons produtos. (Brand Recall). Não me lembro de uma propaganda da Batavo.

Chegou a hora de comprar o arroz. Não me lembrava de alguma vez ter comprado arroz. Ou pelo menos decidido qual arroz escolher. Neste momento ficou a dúvida e tive que olhar todas as opções disponíves. Chegando perto, vi o nome de muitas marcas pela primeira vez. Mas uma logo de chamou a atenção e me senti confortável em pegar: Reconheci a Tio João. (Brand Recognition)

Depois de ter colocado outros itens no carrinho e chegando ao fim da lista de compras, li a palavra Omo. Não estava escrito sabão em pó Omo. Só havia Omo. A marca é tão forte que não precisa nem mencionar a categoria. Isso é excelente (Top-of-mind). Esta compra foi fácil.

Importante notar que em nenhum momento minha compra estava baseada no menor preço de cada produto. Voltando para casa, todos os produtos agradaram.

No exemplo verídico acima, passamos rapidamente pelo conceito de Brand Awareness e procurei ilustrar os quatro níveis de Awarness descritos por David Aaker em seu livro Managing Brand Equity.

Brand Awareness é a capacidade de um potencial comprador reconhecer que uma marca é membro de uma categoria de produtos. Seus quatro níveis são:

Unaware of Brand: Ex: Se mostrarem vários nomes de marcas de leite e perguntarem quais marcas você conhece? Se sua resposta for o total desconhecimento, não há Awareness.

Brand Recognition: Se quando feita a mesma pergunta acima, nomes como Parmalat, Leco ou Vigor forem mencionados, há um reconhecimento.

Brand Recall: Se for perguntado, quais as marcas de óleo de cozinha que você conhece (sem mostrar nenhuma marca) e você responder uma ou mais.

Top-of-mind: A marca que mais for lembrada por diferentes pessoas, quando feita a pergunta acima.

A importância do Brand Awareness é influenciar a sua decisão de compra. Mas como aumentar o brand awareness? Uma das respostas é fazendo uma campanha de anúncios de forma recorrente.

Da próxima vez que for ao supermercado, fique de olho nas marcas!

Fonte: arimaweb